Arturo Pérez-Reverte é considerado um dos maiores escritores espanhóis da actualidade, tal como Carlos Ruiz Zafón, e apenas tenho a lamentar o facto de só ter lido algo seu agora... Porque é genial!
Um livro sobre outros livros, "The Dumas Club" passa-se essencialmente entre três grandes locais: Toledo, Sintra e Paris. Tudo por causa de um livro ou, melhor três cópias de um livro, sobre o diabo. Qual é a verdadeira? Serão todas? Não é nenhuma? O que as distingue? É isso que Lucas Corso irá procurar descobrir ao longo de uma série de peripécias que, com frequência, colocarão a sua própria vida em risco. A sorte é que pelo meio... há sempre alguém que aparece para o proteger e "salvar", uma jovem de olhos verdes, com quem ele se cruza vezes sem fim em acasos que são curiosas coincidências. Com ela, Corso tem diálogos absolutamente maravilhosos. É a minha personagem preferida, Irene Adler como se apresenta, um anjo caído conta o autor.
Não darei mais pormenores sobre a história, mas o nome do livro... é uma clara referência a Alexandre Dumas e, em especial, à sua obra "Os Três Mosqueteiros". Várias vezes no decorrer da leitura há referências e paralelismos que são estabelecidos entre esta "nossa história" e aquela outra de Dumas. Todas elas muito curiosas e acertadas!
Gostei muito do livro. Li-o depois de ter visto o filme "The Ninth Gate" com Johnny Deep (grandes recomendações) e valeu mesmo a pena! Uma coisa não ofusca a outra e o facto de ter lido o livro após ter visto o filme tornou a experiência da leitura mais rica e diferente.
https://www.goodreads.com/review/show/5397289334