domingo, 19 de outubro de 2025

"Nem Todas as Baleias Voam" de Afonso Cruz


"Nem Todas as Baleias Voam " de Afonso Cruz
Companhia das Letras, 2023
280 Páginas

Começo por dizer que adoro a escrita de Afonso Cruz. Não são tanto as histórias, é mesmo a forma como a sua prosa é criativa e carregada de sensibilidade. Mas já li histórias nos livros dele que me ficaram entranhadas... e não sairam mais. 

Não foi, contudo, este o caso de "Nem Todas as Baleias Voam". Li-o depressa, gostei e encontrei aqui frases de uma beleza infinita sem, ainda assim, me terem feito adorar a obra. Sinto e creio já ter livros muito melhores de Afonso Cruz. 

Faltou qualquer coisa a "Nem Todas as Baleias Voam"... Terá sido um pouco mais de estrutura mantendo livre toda a sua criatividade? Não sei. Ou terá sido a paixão algo cega de uma das personagens por uma russa que me pareceu um lugar demasiado comum? Também não sei. 

Sei apenas que voltarei a ler Afonso Cruz, apesar deste livro não ter sido dos que mais gostei. 


https://www.goodreads.com/review/show/8001476579

sexta-feira, 17 de outubro de 2025

"Catherine: The Princess of Wales: The Biography" de Robert Jobson


"Catherine: The Princess of Wales. The Biography" de Robert Jobson
John Blake Publishing Ltd, 2024
320 Páginas

Creio que não é uma tarefa simples escrever uma biografia sobre alguém que ainda se encontra vivo e muito menos quando esse alguém integra a esfera do poder. 

Sendo esta a futura rainha de Inglaterra, esperava que Robert Jobson fosse isento, objectivo e melhor contador de histórias, procurando redigir um livro alicerçado em investigação documental e, eventualmente, entrevistando figuras próximas da Princesa de Gales. Não foi, todavia, o que se verificou e salvo um ou outro pormenor, senti que, na generalidade, estava a ler uma série de revistas cor-de-rosa focadas nas fofocas da família real britânica. Algo aborrecido. 

Gostei de algumas partes, mas na generalidade não senti grande entusiasmo nesta leitura nem fiquei curiosa para ler outros livros de Jobson, para ser sincera. 


https://www.goodreads.com/review/show/7953747556

quinta-feira, 16 de outubro de 2025

"Os Apanhadores de Bagas" de Amanda Peters



"Os Apanhadores de Bagas" de Amanda Peters
TopSeller, 2024
280 Páginas

"Os Apanhadores de Bagas" de Amanda Peters é um livro muito bem escrito. A história está bem pensada, construída e as personagens são ricas, sendo que a escolha da autora de usar duas delas para contar a história a partir de vivências diferentes e rumos distintos de vida após o rapto da irmã indigena (cuja familia ganhava a vida a apanhar mirtilos) é bastante interessante. E torna a leitura dinâmica, apesar da história em si ser emocionalmente densa... e algo pesada. 

Gostei muito e fiquei particularmente entusiasmada com o facto da autora manter o mistério sobre a relação entre essas duas personagens desde o início, bem como sobre como se verificou o rapto e o que sucedeu depois disso com a pequena menina raptada. Peters vai dando pequenas peças para encaixar, sem pressa e com inteligência, o que prende o leitor à história!

Recomendo. 

https://www.goodreads.com/review/show/7972526133

 

sábado, 4 de outubro de 2025

"Relato de um Náufrago" de Gabriel García Márquez



"Relato de um Náufrago" de Gabriel García Márquez
Publicações Dom Quixote, 2011
128 Páginas


Gabriel García Márquez conta em "Relato de um Náufrago" a história de um sobrevivente (o único) dos sete marinheiros colombianos caído ao mar, nos anos 50, do contratorpedeiro Caldas. 

Escrito inicialmente em catorze partes, publicadas diariamente no jornal El Espectador Bogotá, García Márquez decidiu vários anos mais tarde reunir tudo e dar origem ao presente livro. 

Obra diferente das demais do autor, "Relato de um Náufrago" é um testemunho do poder e da diferença que a resiliência humana têm quando tudo parece estar perdido e perto do fim. E, nessa perspectiva, parece-me um livro de esperança! Excelente!

"Quando vi novamente o Sol, estava outra vez recostado no remo. Sentia-me completamente extenuado. Agora não esperava a salvação por lado nenhum e sentia vontade de morrer. No entanto, algo estranho me acontecia quando sentia vontade de morrer: começava imediatamente a pensar num perigo. Esse perigo infundia-me esperanças renovadas para resistir. (...)"


https://www.goodreads.com/review/show/7966840079