sábado, 27 de julho de 2024

"Die Diva: Maria Callas - die größte Sängerin ihrer Zeit und das Drama ihrer Liebe" de Michelle Marly



"Die Diva: Maria Callas - die größte Sängerin ihrer Zeit und das Drama ihrer Liebe" de Michelle Marly, 
ATB, 2020
420 páginas

Originalmente escrito em língua alemã, "Die Diva: Maria Callas - die grösste Sängerin ihrer Zeit und das Drama ihrer Liebe" de Michelle Marly encontra-se já traduzido para língua portuguesa, estando publicado pela editora Planeta como "Maria Callas - A Voz da Paixão". 

Além de estar muitissimo bem escrito - Michelle Marly é das minhas escritoras alemãs preferidas da actualidade -, a forma como a autora estrutura a história de Maria Callas, a relação com a mãe, com o primeiro marido e com a sua grande paixão, Aristoteles Onassis, é qualquer coisa de maravilhoso. A leitura flui e a narrativa vicia. E mesmo quando poderiamos achar que vem aí melancolia e tristeza, Marly consegue surpreender-nos. 

Adorei e fiquei a admirar Maria Callas. Não teve uma vida fácil até se tornar uma diva da ópera. Por outro lado, e colocando de lado o aspecto profissional e artistico, a sua vida pessoal-amorosa também lhe deu muita luta e sofrimento. Reconheço que não conhecia muito sobre Callas, sabia da relação dela com Onassis e do triângulo que se cria com a entrada em cena de Jackie Kennedy, mas depois deste livro... isso mudou. Fico a admirar esta senhora, verdadeiramente.


https://www.goodreads.com/review/show/6604100767

Sem comentários:

Enviar um comentário