quinta-feira, 23 de novembro de 2023

"Ikigai. The Japanese Secret to a Long and Happy Life" de Héctor Garcia e Francesc Miralles



"Ikigai. The Japanese Secret to a Long and Happy Life" de Héctor García e Francesc Miralles
Penguin, 2017
194 Páginas

"Ikigai. The Japanese Secret to a Long and Happy Life" de Héctor Garcia é um livro que, na minha perspectiva, foca-se mais em abordar a questão de como ter uma vida longa e feliz do que propriamente no conceito de Ikigai. Porém, não desilude.

O autor aborda os segredos anti-idade e da longevidade, a logoterapia e a necessidade de encontrar o nosso propósito, a importância de realizarmos algo que nos faça "desligar completamente" e estar concentrados no presente, a dieta Ikigai (bebida e comida), o papel do movimento no nosso dia-a-dia e, por fim, o significado de ser resiliente e, mais do que isso, anti-frágil enquanto se cultiva o Wabi Sabi (ou seja, aceitar a imperfeição). 

E o ikigai, o que é? Creio que assenta muito no cruzamento de algo que amamos, em que somos bons, que o mundo precisa e em que somos pagos. O Ikigai é reune em si a paixão, missão, vocação e profissão, mas ideia não é muito desenvolvida. 

No global, este livro trata-se de uma leitura leve. Por vezes, parece feita de vários retalhos sem com isso perder o fio condutor.  

https://www.goodreads.com/review/show/5984382324


domingo, 19 de novembro de 2023

"As Oito Montanhas" de Paolo Cognetti



"As Oito Montanhas" de Paolo Cognetti
Publicações Dom Quixote, 2017
222 Páginas

Vencedor do Prémio Strega, o mais prestigiado do mundo literário italiano, Paolo Cognetti conta-nos em "As Oito Montanhas" a bonita história de uma amizade desenvolvida entre dois jovens na montanha -Monte Rosa, mais tarde adultos, em que um vai e vem todos os verões da cidade para a montanha (Pietro) e o outro permanece na montanha que é a sua casa (Bruno). 

Aqui a montanha é uma forma de vida, de olhar para o futuro, de transformação e regresso a si mesmo e ao que realmente importa. 

Li-o em dois dias e fiquei encantada. Reconheci-me em várias das experiências vividas pelas personagens e, de igual modo, também reconheci em algumas delas fragmentos aqui e ali de alguém que me é muito especial... e que me leva a subir montanhas!

https://www.goodreads.com/review/show/5984370711

quinta-feira, 16 de novembro de 2023

"Die geniale Rebellin" de Agnes Imhof



"Die geniale Rebellin" de Agnes Imhof
Piper, 2022
425 Páginas

"Die geniale Rebellin" de Agnes Imhof conta-nos a história de Ada Lovelace, de quem eu ainda não tinha ouvido falar até agora. E quem é Ada?

Filha do poeta Lord Byron, foi matemática e responsável por ter escrito o primeiro algoritmo destinado a ser processado por uma máquina, a máquina analítica de Charles Babagge. Daí ser considerada a primeira programadora. 

Além da matemática, que acreditava poder ser uma ciência poética, Ada era uma fascinada pela astronomia e chegou mesmo a criar um par de asas para conseguir voar!

Extremamente inteligente, mas também doente e algo fisicamente frágil, Ada passou boa parte da sua vida sob um controlo acérrimo da sua mãe com o intuito de evitar que assumisse comportamentos desviantes e/ou seguidores do pai. Porém, teve um breve envolvimento ainda antes de casar com o seu tutor e alguns casos extraconjugais já casada, um dos quais com John Crosse -filho de Andrew Crosse, pioneiro no uso da electricidade -. Também por altura do envolvimento com Crosse perdeu muito dinheiro em apostas nas corridas de cavalos.

Tudo isto é objecto do romance histórico de Agnes Imhof, um livro de leitura agradável. 


https://www.goodreads.com/review/show/6003866952