quarta-feira, 16 de agosto de 2023

"Unterm Rad"/"Beneath the Wheel" de Hermann Hesse





"Unterm Rad" de Hermann Hesse
Suhrkamp, 1972
176 Páginas

"Beneath the Wheel" de Hermann Hesse
Picador, 2003
192 Páginas

Segundo livro publicado por Hermann Hesse, logo a seguir a "Peter Camenzind", "Unterm Rad"/"Beneath the Wheel" centra-se na figura do jovem Hans Giebenrath que passa os dias totalmente dedicado aos estudos para poder entrar no Seminário. Estuda até às tantas da madrugada e esquece-se de viver para além disso. Dói-lhe quase sempre a cabeça e quase não desfruta de tempo ao ar livre. O pai deposita todas as esperanças no sucesso do filho...

Mas eis que chegado ao Seminário desenvolve uma amizade com Hermann Heilner que o alerta para a existência de todo um mundo que lhe passa ao lado, toda uma vida que se lhe escapa por entre os dedos enquanto Hans permanece naquela dormência. E a pouco e pouco... Tudo começa a mudar: o que antes era uma vontade e um destino dado como certos é colocado em causa...!

Sem avançar mais na história, "Unterm Rad"/ "Beneath the Wheel" é, por um lado, um livro muito auto-biográfico. Há muitos traços da vida pessoal de Hesse nesta história, a começar pelo facto do autor ter igualmente frequentado um Seminário. Por outro lado, é também uma forte crítica à sociedade autoritária da época em que é escrita, a da Alemanha de Wilhelm II (antes da Primeira Guerra Mundial), quando as crianças não tinham o direito de ser crianças e eram vestidas como pequenos adultos, esperando-se que se comportassem como tal, sem grandes margens para desvios. 

Além de ter uma escrita muito bela, Hermann Hesse é profundamente espiritual na forma como o faz. É sempre, sem excepção, uma experiência muito agradável ler os seus livros e este não foi excepção!

https://www.goodreads.com/review/show/5745622812

https://www.goodreads.com/review/show/5745622573

Sem comentários:

Enviar um comentário