Segundo livro publicado por Hermann Hesse, logo a seguir a "Peter Camenzind", "Unterm Rad"/"Beneath the Wheel" centra-se na figura do jovem Hans Giebenrath que passa os dias totalmente dedicado aos estudos para poder entrar no Seminário. Estuda até às tantas da madrugada e esquece-se de viver para além disso. Dói-lhe quase sempre a cabeça e quase não desfruta de tempo ao ar livre. O pai deposita todas as esperanças no sucesso do filho...
Mas eis que chegado ao Seminário desenvolve uma amizade com Hermann Heilner que o alerta para a existência de todo um mundo que lhe passa ao lado, toda uma vida que se lhe escapa por entre os dedos enquanto Hans permanece naquela dormência. E a pouco e pouco... Tudo começa a mudar: o que antes era uma vontade e um destino dado como certos é colocado em causa...!
Sem avançar mais na história, "Unterm Rad"/ "Beneath the Wheel" é, por um lado, um livro muito auto-biográfico. Há muitos traços da vida pessoal de Hesse nesta história, a começar pelo facto do autor ter igualmente frequentado um Seminário. Por outro lado, é também uma forte crítica à sociedade autoritária da época em que é escrita, a da Alemanha de Wilhelm II (antes da Primeira Guerra Mundial), quando as crianças não tinham o direito de ser crianças e eram vestidas como pequenos adultos, esperando-se que se comportassem como tal, sem grandes margens para desvios.
Além de ter uma escrita muito bela, Hermann Hesse é profundamente espiritual na forma como o faz. É sempre, sem excepção, uma experiência muito agradável ler os seus livros e este não foi excepção!
https://www.goodreads.com/review/show/5745622812
https://www.goodreads.com/review/show/5745622573
Sem comentários:
Enviar um comentário