quinta-feira, 17 de agosto de 2023

"Silence in the Age of Noise" de Erling Kagge




"Silence in the Age of Noise" de Erling Kagge
Penguin, 2018
160 Páginas



Erling Kagge aborda neste seu ensaio a importância e a beleza de se cultivar o silêncio na chamada era do ruído. 

Sendo uma espécie de subtração de algo, o silêncio faz falta a qualquer um de nós porque nos permite estar mais despertos e conscientes e, como consequência, escutar melhor, ver melhor, sentir mais, ... 

E pode ser encontrado em qualquer lugar, basta procurá-lo. A começar na natureza!

"Silence in the Age of Noise" é uma leitura interessante, mas, para mim, acabou por não sair da superfície. Confesso que estava à espera de mais. Se o tivesse lido há uns anos, talvez me tivesse conseguido surpreender. Neste momento, ofereceu-me um saco cheio de lugares-comuns, o que não invalida nem impedirá, porém, que leia em breve outros livros do autor!


https://www.goodreads.com/review/show/5767051372


quarta-feira, 16 de agosto de 2023

"Unterm Rad"/"Beneath the Wheel" de Hermann Hesse





"Unterm Rad" de Hermann Hesse
Suhrkamp, 1972
176 Páginas

"Beneath the Wheel" de Hermann Hesse
Picador, 2003
192 Páginas

Segundo livro publicado por Hermann Hesse, logo a seguir a "Peter Camenzind", "Unterm Rad"/"Beneath the Wheel" centra-se na figura do jovem Hans Giebenrath que passa os dias totalmente dedicado aos estudos para poder entrar no Seminário. Estuda até às tantas da madrugada e esquece-se de viver para além disso. Dói-lhe quase sempre a cabeça e quase não desfruta de tempo ao ar livre. O pai deposita todas as esperanças no sucesso do filho...

Mas eis que chegado ao Seminário desenvolve uma amizade com Hermann Heilner que o alerta para a existência de todo um mundo que lhe passa ao lado, toda uma vida que se lhe escapa por entre os dedos enquanto Hans permanece naquela dormência. E a pouco e pouco... Tudo começa a mudar: o que antes era uma vontade e um destino dado como certos é colocado em causa...!

Sem avançar mais na história, "Unterm Rad"/ "Beneath the Wheel" é, por um lado, um livro muito auto-biográfico. Há muitos traços da vida pessoal de Hesse nesta história, a começar pelo facto do autor ter igualmente frequentado um Seminário. Por outro lado, é também uma forte crítica à sociedade autoritária da época em que é escrita, a da Alemanha de Wilhelm II (antes da Primeira Guerra Mundial), quando as crianças não tinham o direito de ser crianças e eram vestidas como pequenos adultos, esperando-se que se comportassem como tal, sem grandes margens para desvios. 

Além de ter uma escrita muito bela, Hermann Hesse é profundamente espiritual na forma como o faz. É sempre, sem excepção, uma experiência muito agradável ler os seus livros e este não foi excepção!

https://www.goodreads.com/review/show/5745622812

https://www.goodreads.com/review/show/5745622573

sábado, 5 de agosto de 2023

"The Richest Man of Babylon" de George S. Clason



"The Richest Man of Babylon" de George S. Clason
Penguin, 2002
196 Páginas

Escrito nos anos vinte, pouco antes da Grande Depressão, este livro é composto por várias parábolas, inicialmente distribuidas de forma isolada com o intuito de proporcionar alguma educação financeira aos americanos, a saber: the man who desired gold, the richest man in Babylon, seven cures for a lean purse, meet the goddess of good luck, the five laws of gold, the gold lender of Babylon, the walls of Babylon, the camel trade of Babylon, the clay tablets of Babylon, the clay tablets from Babylon, the luckiest man in Babylon e an historical sketch of Babylon. 

Tendo como palco sempre a rica Babilónia (onde hoje se situa o Iraque), "The Richest Man of Babylon" é uma leitura que vale muito a pena pelo facto de, entre outras coisas, alertar para a importância de se poupar, pagar as dívidas e investir algum dinheiro, fazendo-o de uma forma culturalmente muito enriquecedora e interessante, a das parábolas. 

É um livro para ler e reler e deixar na mesa de cabeceira, definitivamente.

https://www.goodreads.com/review/show/5731558548