Sete são as partes em que se divide "A Mitologia dos Povos Germânicos": I- Introdução; II - Quem eram os Germanos?; III - A Presença do Sagrado; IV- A Mitologia dos Povos Germânicos (1. O Fogo e o Gelo; 2. A Água e a Terra; 3. A Morte e a Vida; 4. O Bem e o Mal); V- Wagner a e a nova era: ancoragem com os mitos tradicionais. A missão de Siegfried; VI - A Tecnização do Mito. Advento e Queda do 3º Reich; e VII - Do Mito Fáustico ao Mito dos novos Vikings. Sete é o número da espiritualidade... o que não deixa de ser curioso.
E efectivamente curiosa é também esta obra. Nem sempre motivadora de uma leitura corrida sem pausas, a verdade é que "A Mitologia dos Povos Germânicos" ensina bastante sobre a simbologia envolvida neste tema e reflectida em algumas obras como "Beowulf", "Doutor Fausto", ... Mas não se fica por aqui indo em profundidade aos porquês.
Sem querer entrar em maiores detalhes, recomendo a sua leitura a todos os que se interessem tanto por mitologia germânica/nórdica como também a todos aqueles que lendo obras como o "Doutor Fausto" pretendam perceber a fundo o que ali está em causa... seja na versão de Goethe ou na de Mann.
Um bom livro, embora, por vezes, a escrita pudesse ser um pouco menos académica... para chegar a um maior público!
https://www.goodreads.com/review/show/4928831731
Sem comentários:
Enviar um comentário