"Abschiedsfarben" ["Cores de despedida"] de Bernhard Schlink é um livro composto por nove histórias, todas elas escritas em torno das despedidas. As que gostei mais foram: "Gelibte Tochter", uma história em que o padrasto desenvolve uma relação mais próxima (talvez até demasiado) com a enteada do que aquela que esta mantém com a mãe, e "Jahrestag", uma história centrada na considerável diferença de idades entre um casal.
Estas despedidas tanto oprimem como libertam, dizendo respeito a fases da vida, esperanças, expectativas, medo e sofrimento. Nestas histórias há de tudo um pouco: relações amorosas, relações de amizade, relações entre pais e filhos. Todas estas relações, independentemente de serem amorosas ou não, têm em comum o facto de serem dificeis... e envolverem despedidas. A culpa, tema "querido" deste autor, assim como a questão da melancolia e nostalgia encontram-se aqui igualmente presentes.
Há uma necessidade de apurar a verdade... enquanto se lida com o sucesso e o fracasso do amor, a confiança e a traição, a ameaça e a superação de memórias, a aproximação da morte...
Por exemplo, em "Gelibte Tochter", questiona-se por que é que do que é errado não se pode tirar algo certo? Mara, a enteada, é homosexual e apesar dos vários esforços para engravidar não consegue ser mãe. Um dia o padrasto acorda e percebe que se envolveu fisicamente com a enteada... Tem alguma dificuldade em perceber como aquilo aconteceu e porquê... E ainda mais quando esta aparece grávida. Não se vem a saber que ele é o pai que lhe permite ser mãe, mas a verdade é que todos ficam felizes... A mãe de Mara, a namorada de Mara, a própria Mara e até ele... Que sem querer resolveu o problema, ao mesmo tempo que se sente culpado pela situação... Uma história talvez algo bizarra, mas que conseguiu deixar-me a pensar.
E deixar-nos a pensar, a questionar e a reflectir sobre as situações é uma caracteristica muito marcante de Schlink. Algo que o torna num dos meus escritores alemães preferidos, sem qualquer dúvida!
Infelizmente, o livro não está traduzido para português nem para inglês até ao momento, mas a quem o puder/conseguir ler na sua língua original... Recomendo.
https://www.goodreads.com/review/show/4853782983
Sem comentários:
Enviar um comentário