"Como fazer amigos e influenciar pessoas" é um daqueles livros para se ter na mesa de cabeceira e, volta e meia, dar uma vista de olhos para avivar a memória acerca da melhor forma de lidar com as pessoas de forma não agressiva e respeitosa. É acima de tudo um livro de comunicação para as relações humanas, sejam elas de que âmbito for.
Dale Carnegie divide a obra em quatro grandes partes: a primeira, "Técnicas Fundamentais para lidar com pessoas"; a segunda, "Seis maneiras de fazer com que as pessoas gostem de si"; a terceira, "Como conquistar pessoas para a sua forma de pensar"; e a quarta, "Seja um líder: como mudar as pessoas sem as ofender nem despertar ressentimentos".
No fim de cada capítulo é apresentado um principio e no fim de cada parte uma síntese com todos os principios enunciados, o que a meu ver facilita a leitura e revisitação dos principios todas as vezes que o leitor o pretenda fazer.
E não se trata de um livro de como manipular pessoas, ao contrário do que uma leitura superficial ao título poderia sugerir... Mas sim de como abordar de forma gentil amigável e simpática os outros.
Neste sentido, aqui fica um excerto de uma fábula apresentada, acerca do sol e do vento, muito sábia e ilustrativa do que se encontra nesta obra de Carnegie:
"(...) Discutiam entre si qual deles era o mais forte, até que o vento disse: "Vou provar-te que sou eu. Vês o homemque ali está com um casaco? Aposto que lhe consigo tirar o casaco mais rapidamente do que tu."
Então o sol escondeu-se atrás de uma nuvem e o vento soprou até quase se transformar num tornado, mas quanto mais forte soprava, com mais força o homem apertava o casaco contra si.
Por fim, o vento acalmou-se e desistiu, e o sol saiu de trás da nuvem e sorriu gentilmente para o velho homem. Este, passado pouco tempo, limpou a testa e tirou o casaco. Foi então que o sol disse ao vento que a gentileza e a amabilidade são sempre mais fortes que a fúria e a força.(...)" (pp.165 e 166).
https://www.goodreads.com/review/show/4771931443
Sem comentários:
Enviar um comentário