"Die Zukunft nach Corona" de Matthias Horx
Econ, 2020
139 Páginas
Escrito pelo fundador do Zukunftsinstitut (instituto do futuro - é um think thank privado destinado a realizar estudos e a avaliar tendências de evolução futura), sediado em Frankfurt am Main, o livro propõe-se a abordar em que medida é que o Coronavírus poderá mudar a nossa sociedade, os nossos pensamentos e as nossas relações comerciais. Trata-se de uma crise profunda, uma crise de várias camadas, capaz de afectar todos os níveis da nossa existência e acabar com o mundo, como nós o conhecemos.
Composto de 12 capítulos, diria que Horx cumpre bem com o objectivo inicial a que se propõe. Porém, um estudo mais aprofundado a vários dos documentos produzidos pelo respectivo instituto a propósito do futuro pós Covid, e estou a recordar-me, por exemplo, de dois documentos em particular (a cenarização evolutiva da sociedade pós Covid e a economia pós Covid), levam-me a achar que, ainda assim, o livro ficou aquém do que eu esperava.
Diria também que tem partes muitissimo inteligentes sobre o modo como se pode ver o problema e outras cuja lógica e relação com estas não se compreende assim tão bem. E isso aborreceu-me um pouco. Daí que tenha ficado com a sensação de que ler os tais documentos, "white papers", como o Zukunftsinstitut a eles se lhes refere, revelou-se sobejamente mais enriquecedor e proveitoso para mim. Até porque terminei a leitura com a sensação de "superficialidade" e isso não é nada bom, ainda para mais, tratando-se do assunto em causa...
Sem comentários:
Enviar um comentário