"Marlene und die Suche nach Liebe" de C. W. Gortner
Aufbau Verlag, 2019
544 Páginas
Existente também em língua inglesa, este é um romance histórico acerca da actriz e cantora alemã Marlene Dietrich. Não é uma biografia.
Ao contrário do que se poderia eventualmente esperar, as suas 500 e tal páginas não fazem deste livro um calhamaço aborrecido, monótono e indigesto. Aliás, embora tenha sido forçada a fazer muitas paragens na sua leitura (por razões que são, na verdade, alheias à qualidade e dimensão de ,,Marlene und die Suche nach Liebe" [Marlene e a procura de amor]), nunca perdi "o fio à meada", o interesse na evolução da história e nos altos e baixos pelos quais Dietrich passa ao longo da sua intensa e agitada vida.
Dietrich vive as duas Guerras Mundiais. Perde o pai cedo. Tem uma vida amorosa atribulada. Não quer ser violinista como a mãe tanto desejava e tem com ela uma relação algo dificil. Experimenta o fracasso, depois o sucesso. Deixa a Alemanha e vai para os EUA, onde atinge o auge da sua carreira...
A escrita é bastante agradável e o tempo em que decorre é-me especial. O autor descreve e aborda as mudanças ocorridas na sociedade e na vida política da Alemanha com bastante detalhe, sem ser exaustivo. O resultado é um romance histórico interessante que me ficará certamente na memória, como aliás ficou, reparei agora, um outro livro que já li anteriormente do mesmo "Mademoiselle Chanel" (aqui: https://outraformadeviajar.blogspot.com/2017/04/mademoiselle-chanel-de-cw-gortner.html).
Gostei muito.
Sem comentários:
Enviar um comentário