segunda-feira, 25 de março de 2024

"Ansiedade. Como Enfrentar o Mal do Século" de Augusto Cury



"Ansiedade. Como Enfrentar o Mal do Século" de Augusto Cury
Pergaminho, 2015
158 Páginas


Este é o terceiro livro que leio de Augusto Cury e curiosamente é o menos bem conseguido, apesar do tema ser da mais extrema importância: a ansiedade e o síndrome do pensamento acelerado.

O autor dá muitas voltas para chegar ao centro da questão, fica-se também muito pela superficialidade e, por vezes, escreve de uma forma que parece manter-nos a andar à roda sobre nós mesmos sem sair do lugar (como se fosse um gato a brincar com a própria cauda!). De igual modo, auto-promove-se em demasia, o que era desnecessário...

Mas... Vamos ao que de interessante encontrei em "Ansiedade - Como Enfrentar o Mal do Século": a ideia de que temos pensamentos conscientes e inconscientes em simultâneo - nunca tinha pensado nisso e é fascinante -, o papel fundamental da memória e também carrasco (questão do "armazenamento" dos traumas), o tipo de janelas de memória que se dividem em neutras, light e killer, os seis tipos de eu (o gestor, o viajante ou desconectado, o flutuante, o engessado, o autosabotador e o acelerado), e a apresentação do síndrome do pensamento acelerado propriamente dito com um conjunto de sintomas, níveis e consequências dignos de atenção. 

Quanto à forma de gestão do síndrome do pensamento acelerado, parece-me relevante sublinhar duas técnicas referidas pelo autor: uma, a DCD (duvidar, criticar e decidir), que pode ser usada durante os momentos de tensão e permite reeditar janelas killer; a outra, a técnica da mesa redonda do eu, passível de ser usada fora dos momentos de tensão e responsável por criar janelas light em torno dos traumas.


https://www.goodreads.com/review/show/6373809984


domingo, 24 de março de 2024

Mulheres Inteligentes, Relações Saudáveis de Augusto Cury


"Mulheres Inteligentes, Relações Saudáveis" de Augusto Cury
Contraponto, 2018
182 Páginas

Elogiar, investir antes de mais nos próprios sonhos, surpreender, dialogar e auto-dialogar são, segundo Augusto Cury, fundamentais para a existência de relações saudáveis. 

"Mulheres inteligentes, relações saudáveis" é um livro sumarento e que aborda a questão das relações não apenas com os outros, mas também connosco próprios. Até porque Cury aborda, por exemplo, a teoria das janelas da memória - referida tantas vezes noutros livros seus e muito acertada -, continuando com os vários tipos de mulheres e só depois se foca nas características das relações doentes e naquilo que é fundamental para cultivarmos relações saudáveis.

Um livro útil em qualquer momento da nossa vida e diria que em qualquer tipo de relação (connosco, com o outro - seja amorosa ou não- ).

https://www.goodreads.com/review/show/6356048897

terça-feira, 19 de março de 2024

"Vemo-nos em Agosto" de Gabriel García Marquez

"Vemo-nos em Agosto" de Gabriel García Marquez
Publicações Dom Quixote, 2024
116 Páginas

Este Gabriel García Márquez de "Vemo-nos em Agosto" é o mesmo de "Memórias das minhas Putas Tristes", ambos livros de uma beleza infinita. A sua escrita é muito própria, cada palavra e frase pensadas e sentidas até à mais pura quinta essência. Não o consigo comparar com nenhum outro autor, talvez porque seja mesmo incomparável.  

"Vemo-nos em Agosto" foi o último livro escrito pelo autor, revisto vezes sem fim e provocador de alguma insatisfação em Gabo porque a memória já lhe começava a pregar partidas e a falhar. Foi publicado após a sua morte, resultado de uma decisão dos filhos que não poderia ter sido mais certada. Seria pecado deixar estas páginas morrerem no pó quando todas elas gritam tanta vida e intensidade. 

Prazer e desejo, vida, são os temas centrais desta história de Gabriel García Márquez, girando em torno de Ana Magdalena Bach, que todos os anos em Agosto ruma à ilha onde a mãe está enterrada para a visitar no cemitério. Casada e com filhos, Ana aproveita estas viagens para se entregar ao prazer e a um amante diferente de cada vez, quando chega ao hotel onde fica hospedada sozinha. São paixões de uma noite e adeus, até sempre. 

Gabo consegue dizer tudo sem nunca, jamais ser ordinário ou vulgar. E com quanta sensibilidade! O resultado é um livro belo, inesquecível diria, dos mais bonitos e especiais que li este ano (até agora).

https://www.goodreads.com/review/show/6356050442


sexta-feira, 15 de março de 2024

"Escola de Finanças Pessoais" de Andreia Melo e Tânia Matos

 


"Escola de Finanças Pessoais" de Andreia Melo e Tânia Matos
Contraponto, 2023
222 Páginas


Escrito numa linguagem simples e prática, "Escola de Finanças Pessoais" é dos melhores livros de educação financeira que já li até hoje. 

As autoras têm formação na área de economia/gestão e trabalharam durante vários anos na banca, o que se reflecte na forma como estruturam o livro e sobretudo nas informações que partilham nos capítulos ligados à banca e ao investimento. Faz toda a diferença e para melhor porque vão à essência dos temas e sabem do que estão a falar.

O livro é recente e actual, abordando também em capítulo próprio a questão dos impostos. Algo que me pareceu igualmente inovador. E extremamente útil. Quem me dera ter encontrado, pouco antes de entrar no mercado de trabalho, um livro com todas as informações assim reunidas e apresentadas!

São vários os diagramas, as fórmulas e os exemplos práticos partilhados ao longo do livro, enriquecendo-o e tornando um tema sério simples e acessível a todos (de todas as idades). 

Finalmente, e como não poderia deixar de ser, "Escola de Finanças Pessoais" alerta para a importância de poupar e criar um fundo de emergência, tema desenvolvido logo nos primeiros capítulos.

https://www.goodreads.com/review/show/6310636764

quarta-feira, 13 de março de 2024

"I, Claudius" de Robert Graves



"I, Claudius" de Robert Graves
Penguin, 2006
392 Páginas


Robert Graves oferece-nos em "I, Claudius" um relato vivido da intriga em Roma, imaginando um diário escrito pelo futuro imperador Claudius. A manipulação, a traição e as lutas verdadeiramente intestinas e mesquinhas pelo poder passa-nos todas aqui mesmo debaixo do nariz. 

Mordaz, sarcástico, acutilante e minucioso, este diário está muitissimo bem conseguido por Graves: na estrutura e na forma também algo espirituosa como está escrito. 

"I, Claudius" recupera os cenários da fabulosa série "Roma", muitos dos homens e mulheres que lá vemos, anda para a frente no tempo e acrescenta mais sobre estes e outros que até então podemos desconhecer. O resultado é absolutamente brilhante!

Dois momentos maravilhosos na leitura deste primeiro volume, que termina com Claudius a tornar-se imperador, foram para mim: o diálogo entre Claudius e a maquiavélica Lívia (mulher do imperador Octaviano) no fim da vida desta e o diálogo entre Claudius e Calígula aquando da enfermidade deste último. O cinismo presente aqui e a preocupação extrema da deificação após a morte são um traço essencial e comum a ambos.

https://www.goodreads.com/review/show/6293319015

domingo, 25 de fevereiro de 2024

"O Poder da Consciência" de Neville Goddard



"O Poder da Consciência" de Neville Goddard
Albatroz, 2018
182 Páginas

Escrito nos anos 50, Neville Goddard é considerado como o pioneiro da lei da atracção, devendo ter inspirado Joseph Murphy. Também Goddard defende o poder do pensamento na construção da realidade. 

Comparativamente a Murphy, Goddard é um pouco mais teórico/abstracto e talvez por isso de mais dificil leitura para alguns, embora eu não tenha sentido essa dificuldade. 

Gostei bastante!


https://www.goodreads.com/review/show/6387461132

domingo, 18 de fevereiro de 2024

"Andar a Pé" de Henry David Thoreau

 

"Andar a Pé" de Henry David Thoreau
Alma dos Livros, 2021
74 Páginas

"O mais vivo é o mais selvagem. O que ainda não se subjugou ao homem, a terra retempera-o. Aquele que avança em frente incessantemente, nunca descansando das tarefas, se desenvolve depressa e exige infinitamente à vida, irá sempre encontrar-se num novo país ou no meio selvagem, rodeado da matéria-prima da vida. É como se transpusesse os troncos das árvores derrubadas das florestas primitivas." (p.47)

"Andar a pé" (Simplesmente "Walking" no título original) é uma leitura que nos relembra o papel e a importância de estarmos em contacto com a natureza, da beleza da simplicidade e da atenção dos sentidos. É na natureza que nos sentidos realmente vivos e livres, conforme defende o autor, Henry David Thoreau. 

Bonito.