quinta-feira, 19 de junho de 2025

"Estefânia - A Rainha Virgem" de Isabel Stilwell

 



"Estefânia. A Rainha Virgem" de Isabel Stilwell
Planeta, 2025
480 Páginas

Último livro (até ao momento) publicado por Isabel Stilwell, o primeiro que leio e que agradável surpresa!

A escrita é agradável e flui. Sendo um romance histórico poderiamos estar diante de uma obra mais pesada, mas não é o que sucede. São 480 páginas que se lêem bem, com entusiasmo e leveza. 

D. Estefânia é nos dada a conhecer com todo o rigor pela autora que baseia a sua obra numa interessante e completa bibliografia. Rainha durante um ano e pouco, morreu sem que o seu casamento com D. Pedro tivesse sido consumado, apesar dos relatos da boa e próxima relação que pareciam manter. 

Preocupada em garantir que todas as crianças tivessem acesso aos cuidados de saúde é a ela que se deve a criação, mais tarde, do Hospital de D. Estefânia. Foi, aliás, este um dos motes para que eu quisesse ficar a conhecer um pouco mais desta rainha. E valeu muitissimo a pena! 

Gostei bastante!


https://www.goodreads.com/review/show/7640453065

segunda-feira, 16 de junho de 2025

"The Bhagavad Gita"

 




"The Bhagavad Gita"
Penguin, 2010
288 Páginas



"The Bhagavad Gita" é um texto religioso hindu, parte do épico "The Mahabbarata" (sexto livro), podendo ser traduzido como "a canção do protegido" ou "a canção de Deus". 

Escrito sob a forma de poesia, "Gita" é acerca de uma decisão de ir para a guerra. Os seus conteúdos incluem filosofia, moral e descrições divinas. Sendo que o leitor se depara, no decorrer da obra, com alguns dos nossos mais básicos dilemas humanos. 

Actualmente, é uma obra tida como base para a acção ética do Hinduismo e não só. A sua leitura e conhecimento é recomendada a crianças à medida que crescem. Serviu de inspiração aos filósofos alemães Schopenhauer e Heidegger, mas também a M. K. Gandhi.

É um texto bonito, diria. Uma das principais mensagens várias vezes defendidas relaciona-se com a necessidade de desapego. E lê-se muito bem em paralelo com uma outra obra mais densa, por exemplo. Mas quem a quiser ler de forma focada e leve irá certamente apreciar!


https://www.goodreads.com/review/show/7640360050

domingo, 8 de junho de 2025

"Zauber der Stille" de Florian Illies



"Zauber der Stille. Caspar David Friedrichs durch die Zeiten" de Florian Illies
S. Fischer, 2023
256 Páginas

"Zauber der Stille. Caspar David Friedrichs durch die Zeiten" ou "A Magia do Silêncio. Caspar David Friedrich no tempo" de Florian Illes é um livro sobre o pintor alemão Caspar David Friedrich e foi publicado por ocasião do seu 250 aniversário. 

O livro encontra-se dividido em quatro grandes partes, cada qual correspondente a um elemento natural: o fogo, a água, a terra e o ar. Todos estes elementos estão relacionados com a vida de Caspar David Friedrich e com a sua forma de olhar o mundo e o representar nos seus quadros.

Friedrich era um admirador do crepúsculo, que considerava ser o momento mais belo do dia, quando o Sol toca no mar e se esconde no horizonte. Quando a Lua e as estrelas ficam mais visiveis, porque o céu era para si um lugar mágico. Foi também junto da água onde sempre gostou de viver (o Elba era o seu lugar), o que se intensificou após a perda da sua mãe. Um melancólico por natureza (pintava sempre a neblina e o Inverno), nem sempre bem compreendido (Goethe tinha dificuldade), era igualmente um nacionalista e patriota, defendendo o germânico, o luterano, o nórdico, a idade média e a idade do Bronze contra o anti-cristo francês. 

Nas suas pinturas estão sempre presentes a paisagem, a floresta, o porto, a montanha. Friedrich inspirava natureza para depois expirá-la como arte. E verdadeiramente o melhor lugar da Terra para ele seria sem pessoas... era um solitário. Ou melhor, um deus da solitude. 

Illies escreve um livro para ser lido tendo como fio condutor a relação entre Friedrich e os elementos. Não é o tempo... do inicio ao fim. É o fogo, a água, a terra e o ar que orientam a narrativa e a tornam diferente, viva e uma paisagem das várias e mais marcantes facetas do pintor e da sua obra. 

Para aqueles que quiserem ler noutro idioma que não o alemão, encontra-se traduzido como "The Magic of Silence: Caspar David Friedrich's Journey Through Time".

Gostei muito!


"Dann trägt Caspar David Friedrich die Schwalbe zum offenen Fenster - und lässt sie wieder fliegen. An ihren Flügelschlag durch die abendliche Luft wird er sich noch ewig erinnern, er war voll Dankbarkeit und voller Sehnsucht."


https://www.goodreads.com/review/show/7520505518