Porque ler também é viajar. E sempre que se viaja (e se lê) traz-se no regresso mais um pedacinho do mundo nas mãos e no peito. Um blog sobre livros.
segunda-feira, 27 de janeiro de 2025
"Madame Piaf und das Lied der Liebe" de Michelle Marly
terça-feira, 21 de janeiro de 2025
"Uma Brancura Luminosa" de Jon Fosse
"Uma Brancura Luminosa" de Jon Fosse foi talvez dos livros mais pequenos e, ao mesmo tempo, mais densos que já li. Parece leve e não é. Parece pesado e também não é. Começa-se e não se consegue parar mesmo que a história se passe do inicio ao fim no mesmo lugar. E quando se termina, não sai mais de nós.
Talvez se possam fazer várias interpretações desta leitura, mas, para mim, é acima de tudo um encontro com a morte (a brancura luminosa) e com uma parte da personagem que já partiu (os pais).
É um livro muito intenso... que anda às voltas connosco, faz-nos andar às voltas também por nós mesmos, percorrer quilómetros de profundidade sem sairmos de onde estamos.
https://www.goodreads.com/review/show/7239933755
domingo, 12 de janeiro de 2025
"Uma Noite na Livraria Morisaki" de Satoshi Yagisawa
Li "Uma Noite na Livraria Morisaki" logo a seguir a "Os Meus Dias na Livraria Morisaki". Não é habitual ler as continuações de imediato, mas queria muito saber o que aconteceria a Takako, a Momoko e a Satoru. E a leitura fluia... demasiado bem.
O autor manteve o estilo e não desiludiu. E mais uma vez a Livraria Morisaki volta a ser um lugar "salvador" de vidas perdidas ou que se estão a perder. Tal como o são os livros... Os livros salvam-nos!
Gostei muito e acho que ficarei com a personagem da tia Momoko na mente por algum tempo!
https://www.goodreads.com/review/show/7187140870
terça-feira, 7 de janeiro de 2025
"Os Meus Dias na Livraria Morisaki" de Satoshi Yagisawa
Gosto de ler autores japoneses e ainda que "Os Meus Dias na Livraria Morisaki" não apresente propriamente um rasgo de genialidade na história e na forma como está escrito, é um livro que consegue trazer consigo uma bonita e especial mensagem: o poder dos livros enquanto forma de aproximação entre as pessoas, contribuindo para potenciar e melhorar a expressão de sentimentos e emoções.
É na livraria Morisaki, pertencente ao seu tio, que a jovem Takako dá a volta à sua vida e descobre o gosto pela leitura. Mas é também aqui que redescobre o seu tio Satoru e a tia Momoko (uma personagem cujo aparecimento e desaparecimento está envolto em algum mistério). Aliás, para mim, a história ganha e muito com a tia Momoko e a bonita relação de aproximação que acaba por se desenvolver entre ela e Takako, mas também entre Takako e o tio Satoru. Takako será um importante elo de ligação entre os dois e a responsável pela descoberta da história da tia.
https://www.goodreads.com/review/show/7171652413