segunda-feira, 25 de novembro de 2024

"Audrey Hepburn und der Glanz der Sterne" de Juliana Weinberg

 


"Audrey Hepburn und der Glanz der Sterne" de Juliana Weinberg
Ullstein, 2020
624 Páginas

Excelente livro romanceado sobre a vida da actriz Audrey Hepburn desde a separação dos pais, ao afastamento do pai e crescimento sem este, passando pelas dificuldades sentidas na Holanda durante a Segunda Guerra Mundial, o seu sonho de ser uma bailarina reconhecida, a entrada no mundo do cinema (porque foi rejeitada como bailarina), a amizade com o estilista Givenchy (de quem se tornou musa inspiradora e que o motivou a criar o perfume "L'Interdit"), o primeiro casamento com o controlador Mel Ferrer (outro actor), o segundo com o infiel Andrea Dotti e a terceira e última relação com o viúvo e também actor Robert Wolders (uma bonita história de amor) que a acompanhou até ao fim dos seus dias. 

Adorei. É um livro grande, mas estimulante e Audrey Hepburn foi, sem dúvida, uma mulher com uma história e percurso de vida admirável: da dança ao cinema, da simplicidade à riqueza e ao interesse em ajudar os outros, da procura do sucesso profissional ao desejo inevitável de ser mãe, ter uma familia e arranjar um pai para os filhos que não os abandonasse como ela havia sido abandonada. 

https://www.goodreads.com/review/show/6833151847

sexta-feira, 15 de novembro de 2024

"Sem Nunca Chegar ao Cimo" de Paolo Cognetti



"Sem Nunca Chegar ao Cimo" de Paolo Cognetti
Publicações Dom Quixote, 2020
144 Páginas

Em "Sem Nunca Chegar ao Cimo", Paolo Cognetti tenta subir, mas não consegue mesmo chegar ao cimo... 

Há partes muito bem escritas como é típico de Cognetti e isso fará voltar-me novamente a este autor em breve. Isso e o tema da montanha que é recorrente nas suas obras. Porém, a narrativa não avança por aí além. E soube-me a pouco... Sobretudo quando comparado com o seu "As Oito Montanhas" de que eu gostei mesmo bastante. 

É um gostei, mas... 

https://www.goodreads.com/review/show/7003532701


quarta-feira, 13 de novembro de 2024

"Memórias de um Gato Viajante" de Hiro Arikawa



"Memórias de um Gato Viajante" de Hiro Arikawa
Editorial Presença, 2019,
232 Páginas


Tal como o título deixa antever "Memórias de um Gato Viajante" de Hiro Arikawa é narrado por um gato. Um gato de rua que um dia é salvo por um humano, acabando por se tornar no melhor amigo deste. O gato é leal ao humano e aprende a gostar dele, o humano fala e lida com o gato como se de outro humano se tratasse, mas uma desafiante circunstância da vida fará com que o humano queira confiar o gato a alguém que possa tratar dele... como ele merece. 

Só numa fase bastante avançada da leitura ficamos a perceber o real motivo do humano querer encontrar um novo dono para o seu amigo gato. E o motivo é bonito e triste ao mesmo tempo, acabando, todavia, por reforçar a envolvência da história e a sua beleza.

"Memórias de um Gato Viajante" podia ser um livro triste. Podia, pois. Mas... Está longe de o ser e tive momentos em que soltei sonoras gargalhadas com as observações do gato... como, por exemplo, quando diz que as baratas "têm um sabor encorpado". 

Diria que é acima de tudo um livro sobre amizade e lealdade... até ao fim. E gostei mesmo muito de o ler. 


https://www.goodreads.com/review/show/6984545251

quarta-feira, 6 de novembro de 2024

"Tarass Bulba" de Nikolai Gogol




"Tarass Bulba" de Nikolai Gogol
Relógio D' Água, 2024,
160 Páginas

"Tarass Bulba" de Nikolai Gogol conta a história, as aventuras e desventuras de um antigo cossaco e seus filhos quando partem para a guerra contra a Polónia. Traições, luta pela honra e cegueira da paixão são alguns dos temas centrais. 

Sendo um clássico, e não sendo consensual se é russo ou ucraniano, é uma grande leitura, onde encontramos evidências notórias de nacionalismo, anti-semitismo também (a prova de que o mesmo não é exclusivo da Alemanha de Hitler, é muito anterior a este e não é algo tipicamente alemão, mas geral....!) e uma frieza muito característica destes povos. 

Adorei. 

https://www.goodreads.com/review/show/6960245833