domingo, 27 de outubro de 2024

"The 5 Love Languages" de Gary Chapman



"The 5 Love Languages" de Gary Chapman
Intervarsity Press, 2014,
240 Páginas

"The 5 Love Languages" de Gary Chapman é um clássico na temática das relações. Lê-se rapidamente e revela-se de grande utilidade... porque não somos ilhas!

De acordo com Chapman, 5 são as linguagens do amor: 1) palavras de afirmação; 2) tempo de qualidade; 3) toque físico; 4) actos de serviço; 5) receber presentes. Todos nós temos uma que é dominante e que pode ser ou não igual à da pessoa com que nos estamos a relacionar. Se soubermos a nossa e aprendermos a reconhecer/descobrir a do outro temos em mãos uma importante chave para desenvolvermos melhores relações. 

Chapman é algo religioso em determinados momentos do livro, porém não considero que isso constitua um obstáculo à utilidade do conhecimento que aqui é transmitido nem ao interesse na leitura. Para mim não foi! Adorei o livro e recomendo-o a todos os que se interessem por estas temáticas.

https://www.goodreads.com/review/show/6958753482


sábado, 26 de outubro de 2024

"Julia" de Sandra Newman

"Julia 1984" de Sandra Newman
Relógio D' Água, 2023,
392 Páginas

"Julia" de Sandra Newman foi uma desilusão. Tive poucos, muito poucos momentos em que a obra me conseguiu realmente prender a atenção e entusiasmar. 

Na verdade, encontrei quase nada de "1984" de Orwell aqui e muito daquilo que me pareceu ser uma tentativa de ir à boleia de um clássico para atingir o sucesso. 

Senti igualmente várias vezes a tentativa de "vitimizar" a mulher por ser mulher e procurar uma "masculinização" (e, às vezes até, uma "banalização") desta, quando todos têm o seu papel/a sua função e ambos (homens e mulheres) são necessários dentro das suas diferenças... que são, a meu ver, saudáveis e desejáveis. 

Isto tudo no que respeita ao contéudo da obra. Quanto à escrita, também não me cativou particularmente.

https://www.goodreads.com/review/show/6895157440

quarta-feira, 16 de outubro de 2024

"A Escola de Espelhos" de Eva Stachniak



"A Escola de Espelhos" de Eva Stachniak
Casa das Letras, 2022,
512 Páginas

As histórias de Eva Stachniak são cativantes, mas, a dada altura, tornam-se densas e algo paradas demasiado tempo no tempo... "A Escola de Espelhos" é um desses casos, sem deixar de ser um bom livro, cuja história se passa no tempo do rei Luís XV e de Madame de Pompadour, a amante preferida do rei. 

A"Escola de Espelhos" é uma escola de potenciais futuras amantes do rei, jovens que desconhecendo a identidade do amante, devem comparecer nos encontros com o suposto conde polaco sem fazer perguntas. Aqui a história centra-se em Verónique e, depois, na filha que esta terá, Marie-Louise, com o rei... e que lhe é retirada assim que nasce. É uma história bonita e é dificil ao leitor não simpatizar com a ânsia de Marie-Louise para saber quem é a mãe, o pai e... escolher o seu caminho, fugindo dos vários espinhos que vão aparecendo. 

Gostei e gostei sobretudo a partir do momento em que o foco da história recai sobre Marie-Louise.


https://www.goodreads.com/review/show/6895155762