"Messalina: A Story of Empire, Slander and Adultery" de Honor Cargill-Martin
Head of Zeus, 2023
402 Páginas
"Messalina: A Story of Empire, Slander and Adultery" de Honor Cargill-Martin é um livro interessante, mas podia ser mais...
Cargill-Martin baseia-se nos escritos de Tacitus, Cassius Dio e Suetonis. Porém, em alguns momentos, parece que faz muito fumo com pouco fogo. E na parte final a tentativa que é feita para "limpar" a imagem de Messalina é desnecessária: é fácil condenar uma figura - seja homem ou mulher - quando a tiramos do seu contexto, mas tentar defendê-la/ desculpá-la apenas por ser mulher parece-me ilógico e colide com a apresentação/análise de todo o contexto político-social da época.
Aliás, segundo os factos, Messalina atraiçou o marido, Claudius, várias vezes e ao que parece na última, quando se tentava casar com o amante, preparava-se também para o atraiçoar na qualidade de imperador. A traição não foi algo exclusivo de Messalina, sendo até algo comum na época, como podemos perceber da leitura de outros livros sobre Roma... sempre em busca de mais poder. Por isso, não faz sentido a tentativa de "santificar" Messalina e defendê-la.
À parte disto, o livro levou-me a conhecer mais sobre Roma, sobre as disputas pelo poder e sobre o lugar e papel do feminino em tudo isto. Sobre Messalina propriamente dita, creio que mais poderia ter sido escrito... Pelo menos, eu fiquei com vontade de saber mais.
https://www.goodreads.com/review/show/6219701185