Stefan Zweig está entre os meus autores preferidos, Friedrich Nietzsche está entre os meus filósofos preferidos. Daí que ler esta biografia de Nietzsche, escrita por Zweig foi ouro sobre azul. Passei muito boas horas a ler a versão original em alemão e a versão traduzida em inglês. Adorei mesmo!
Dando grande ênfase à perspectiva psicológica do filósofo alemão (o que torna abrilhanta ainda mais a escrita de Zweig), a obra "Friedrich Nietzsche: Der Tanz über dem Abgrund. Eine Biografie"encontra-se dividida em 11 partes: 1- Tragödie ohne Gestalten, 2 - Doppelbildnis, 3-Apologie der Krankheit, 4-Der Don Juan der Erkenntnis, 5 - Leidenschaft der Redlichkeit, 6 - Wandlungen zu sich selbst, 7 -Entdeckung des Südens, 8-Flucht zur Musik, 9 - Die siebente Einsamkeit, 10 - Der Tanz übder dem Abgrund, 11 - Der Erzieher zur Freiheit.
Um dos aspectos mais fascinantes, por exemplo, é a relação de paralelismo que Zweig estabelece entre Nietzsche, Don Juan e a procura incessante sempre por mais e mais novo conhecimento e, mais adiante, entre os 'percursos' completamente opostos em objectivo e em resultado que a viagem a Itália tem para Goethe e para Nietzsche. Interessante é também a forma como é abordada a polémica existente entre Nietzsche e Richard Wagner.
Em suma, um grande livro e uma excelente biografia! Altamente Recomendável!
https://www.goodreads.com/review/show/5168802655