"Mademoiselle Coco und der Duft der Liebe" de Michelle Marly encontra-se traduzido para língua portuguesa com o título "Mademoiselle Chanel e o Perfume do Amor" publicado no ano passado pela editora Planeta.
É o terceiro livro que leio, romanceado, acerca de Coco Chanel e posso dizer que a forma como Marly a apresenta é completamente diferente do que li antes, até porque aqui o foco da história não é bem a vida de Chanel, mas sim o desenvolvimento do icónico perfume Chanel N.º 5.
E é absolutamente fascinante a forma como o perfume é criado, estando intimamente ligado à vida de Chanel... A duas das suas relações amorosas: Boy Capel e Dimitri Romanov. O primeiro, seu grande amor, morre num acidente de viação, deixando-a numa tristeza sem fim que apenas consegue ultrapassar quando decide criar um perfume capaz de imortalizar esse mesmo amor. O segundo, com quem se envolverá emocionalmente, ajudará Chanel nessa busca/criação do perfume "perfeito".
Li-o na sua versão original em alemão e adorei. A forma como o livro está escrita é muito viva, chegando a parecer que também nós estamos no meio da acção e somos personagens desta história real. Diria que é uma boa leitura quer para admiradores/interessados na vida de Coco Chanel quer para curiosos acerca da história do perfume Chanel n.º 5, cujo cheiro não aprecio, mas aprecio como e porquê foi criado. 5 é a combinação do masculino 3 com o feminino 2, é o número místico do amor , o "bouquet de Catherine"... E mais não digo, leiam que não se vão arrepender...!
https://www.goodreads.com/review/show/4096987057