"A Receita da Felicidade" é um livro interessante ainda que eu desacredite na existência de uma receita para ser feliz. Porquê? Porque somos todos diferentes antes de mais. E o que me faz feliz a mim pode não fazer outra pessoa feliz.
Todavia, entendo que o caminho para a felicidade, se lhe quisermos chamar desta forma, poderá estar na escolha da simplicidade. Porque é aí que reside, a meu ver, a essência de tudo.
Voltando a "A Receita da Felicidade" propriamente dita, parece-me que o autor conseguiria apresentar o seu argumento num terço de páginas. São 7 as chaves da sua receita: consciência do corpo, a verdadeira autoestima (interna), desintoxicação da vida, abdicação de ter sempre razão, concentração no presente, a procura do mundo dentro de nós, viver para alcançar a iluminação. De todas estas, a abdicação de ter sempre razão foi a que mais gostei (talvez porque com frequência as pessoas se esquecem que ter razão nem sempre significa ser feliz), a par da consciência do corpo (fundamental e que já conhecia) e da desintoxicação da própria vida, e o viver para alcançar a iluminação a que menos gostei (devido ao facto de não ter chegado a conclusão nenhuma).
Portanto, gostei, mas não gostei muito nem adorei. Muito do que li aqui já me era familiar de um outro livro que li de Chopra e dos vários que li/tenho lido de OSHO.
https://www.goodreads.com/review/show/4116025057
Sem comentários:
Enviar um comentário