Eva Gouel, também conhecida por Pablo Picasso como "ma jolie", foi a sua segunda musa e companheira, sendo que o livro "Madame Picasso" começa efectivamente a partir do momento em que ambos se conhecem.
Gouel era dançarina no Moulin Rouge quando conhece Picasso e este ainda vivia com Fernande Olivier, mas a relação entre ambos - sobretudo da parte dele - parecia ter "arrefecido". E, pelo menos pelo que Anne Girard nos faz crer, Gouel vem transformar Picasso, o homem e o artista de uma forma profunda. Ao mesmo tempo, a vida desta dançarina também não será a mesma e acabará por deixar para trás a dança acompanhando e dedicando-se ao pintor. E serão felizes. Até ao momento em que descobre estar doente...
Este foi mais um interessante romance histórico envolvendo o mundo da arte, aqui dança e pintura, passado maioritariamente em Paris no inicio do século XX. Várias outras personalidades se cruzam nestas páginas, tornando o livro bastante rico do ponto de vista cultural. Rica é, de igual modo, a figura de Pablo Picasso, personagem principal de outro livro que já tinha lido há vários anos e que recomendo: "O Pintor de Sombras" de Esteban Martin.
O único ponto menos positivo é mesmo o facto da bonita relação entre eles terminar de forma abrupta por causa de uma doença e disso tornar uma boa parte do livro profundamente triste de se ler... Para já nem falar nas últimas páginas. Incrivelmente belas na forma como estão escritas, mas de um carregado dramatismo e de uma tristeza sem fim que, sinceramente, não é o que mais aprecio.
https://www.goodreads.com/review/show/3857099686