"As Praias de Portugal. Guia do Banhista e do Viajante" de Ramalho Ortigão
Quetzal, 2014
208 Páginas
Este é um livro sobre as praias portuguesas, e o que de melhor cada uma delas tem tanto ao nível das suas características espaciais, como também das suas características populacionais, mas sobretudo sobre o mar.
Sobre a sua importância no carácter e na história do povo português, reflectindo-se nas obras arquitectónicas e nas obras literárias, e sobre os seus efeitos benéficos na saúde dos banhistas tanto física como psicologicamente.
E o mar português tem ainda uma outra característica de que não devemos abdicar, a água fria, como refere Ramalho Ortigão. Escusado será dizer que as praias do Sul são em "As Praias de Portugal" deixadas de lado, sendo que a obra se centra essencialmente nas praias do Norte de Portugal continental.
Mas a obra merece a nossa leitura nestes dias quentes de Verão...É retemperadora!
*
"A praia, como todas as da grande baía do Tejo, é lisa, plana, de areia fina. O mar tranquilo, sereno como um lago, o melhor dos banhos, na maré enchente, para as crianças fraquinhas, para as mulheres débeis, fatigadas.
O forte mar que bate as rochas da praia da Foz, da Figueira, de Leça, da Póvoa de Varzim, convém mais particularmente aos fortes, às grossas constituições linfáticas alentadas e moles, que precisam do exercício da resistência e da luta. As praias do Tejo, de Pedrouços a Cascais, são acomo as dos golfos da Itália e as da baía de Arcachon, as mais propícias à constituição dos valentudinários e dos anémicos. (...)" [Ortigão, 2014, p.63]
https://www.goodreads.com/review/show/1000006652?book_show_action=false
Sem comentários:
Enviar um comentário