quinta-feira, 3 de julho de 2025

"Soldados de Honra" de Adrian Goldsworthy



"Soldados de Honra" de Adrian Goldsworthy
Esfera dos Livros, 2011
416 Páginas


Este é o primeiro, embora o único traduzido para língua portuguesa, de seis volumes de uma colecção sobre as guerras napoleónicas. 

"Soldados de Honra" passa-se primeiro em Espanha e depois em Portugal. Foi, aliás, esta passagem por Portugal que me despertou há alguns anos atrás a curiosidade para este livro, sobretudo pela relação que a mesma teve nos meus antepassados maternos. 

Adrian Goldsworthy foca-se muito na distribuição dos homens no terreno, no modo como se dava o ingresso na carreira militar (algo que não existia como se conhece hoje e estava muito nos inícios) e na relação entre a vida pessoal de alguns dos soldados (ingleses) e a sua participação na ajuda inglesa a Portugal contra os franceses como forma de ganharem respeito, reconhecimento e terem um "trabalho". 

A entrada dos homens de Wellington dá-se pelo Oeste, escapando ao Tejo onde seriam imediata e mais facilmente identificados. Goldsworthy narra, com alguma ficção à mistura e sem perder o rigor histórico, as batalhas da Roliça e do Vimeiro em 1808. Sendo que não deixa de ser interessante o modo como, assim que "a coisa estava controlada", os portugueses se unem contra o invasor francês. Do mesmo modo, percorrer os nomes de vários dos sitios que conheço familiarmente na óptica da invasão por volta do século XIX, e graças à prosa brilhante do autor, revelou-se uma experiência bastante curiosa e enriquecedora. 

"Eram camponeses portugueses, mas tinham-se revelado bastante bárbaros quando apareceram no final da batalha para pilhar os franceses mortos e feridos. Muitos dos homens feridos foram esfaqueados, e os soldados britânicos tinham sentido repugnância ao ver aquilo, mas não conseguiram proteger os franceses feridos porque receberam ordens para regressar ao cume onde tinham estado antes da batalha. Hanley disse que era apenas o que os franceses poderiam esperar depois do comportamento que tinham tido em Portugal e em Espanha (...)"

Um bom livro!


https://www.goodreads.com/review/show/7672174162

Sem comentários:

Enviar um comentário