sábado, 24 de agosto de 2024

"Os Segredos da Pequena Taverna Grega" de Erin Palmisano



"Os Segredos da Pequena Taverna Grega" de Erin Palmisano, 
Marcador, 2024,
278 Páginas

Se precisam de uma leitura que vos faça "desligar" e "voar", transportando-vos para o mundo dos sabores da gastronomia grega com um toque de leveza, "Os Segredos da Pequena Taverna Grega" de Erin Palmisano é o livro. 

Encontrei-o por acaso sozinho numa prateleira do Continente. O título chamou-me à atenção e li a sinopse. Achei interessante, mas na dúvida -até porque era o único exemplar - larguei-o novamente... para daí a 10 minutos regressar à prateleira e ir buscá-lo... porque não me saía da cabeça. 

E valeu a pena. A história é simples, dá para passear por Naxos e pelos sabores da cozinha grega. Com um pequeno toque mais cultural aqui e ali, e magia. Belos serões passei a ler sobre esta pequena e curiosa Taverna Grega! 

Gostei muito.


https://www.goodreads.com/review/show/6774769471

sexta-feira, 23 de agosto de 2024

"Aprender a Investir" de Pedro Santos




"Aprenda a Investir" de Pedro Santos
Contraponto, 2024
232 Páginas


Escrito com uma linguagem simples, clara e acessível, Pedro Santos dá-nos as bases para começarmos a investir e a multiplicar o nosso dinheiro. 

O livro está muito bem organizado e estruturado, cheio de exemplos práticos e partilhando inclusivamente a história e a experiência do autor. 

Sendo um tema complexo, cheguei ao fim a pensar: " então e agora?! Preciso de ler mais para aprofundar!". Um bom livro não se escreve de um dia para o outro, ainda para mais sobre um tema como este, mas aguardo já o próximo.


https://www.goodreads.com/review/show/6750013385

sábado, 17 de agosto de 2024

"A Coragem de Ser Imperfeito" de Brené Brown




"A Coragem de ser Imperfeito" de Brené Brown
Nascente, 2012
237 páginas


Brené Brown ensina-nos e alerta-nos neste livro para a importância e o significado de aceitarmos a nossa vulnerabilidade nas relações humanas. 

Segundo a autora, só conseguiremos ser grandes e plenos se também, e antes disso, conseguirmos ser vulneráveis e imperfeitos. Despir a armadura de que estamos sempre bem, somos e conseguimos ser sempre fortes é, ao contrário do que inicialmente possamos pensar, um acto de coragem. E para alguns de nós é dificil, tremendamente dificil fazê-lo. 

A verdade é que aceitar a nossa vulnerabilidade aproxima-nos do outro, do mesmo modo que olhar empaticamente para o outro e aceitar a sua vulnerabilidade o faz. E este é um aspecto fundamental nas relações humanas e essencial para que possamos crescer, evoluir e melhor sempre enquanto pessoas. 

Muito interessante!


https://www.goodreads.com/review/show/6751364000


sexta-feira, 16 de agosto de 2024

"Alice's Adventures in Wonderland" de Lewis Carroll







"Alice's Adventures in Wonderland" de Lewis Carroll, 
Vintage Classics, 2007,
327 Páginas


Antes de ler "Alice's Adventures in Wonderland and Through the Looking-Glass" de Lewis Carroll estava com elevadíssimas expectativas, mas agora já lida a obra posso dizer que as mesmas não se confirmaram e "saiu ao lado". 

Gostei do que li (por ter sido diferente e ser um clássico), não adorei, contudo, e "Through the Looking Glass" pareceu-me muito mais interessante do que "Alice's Adventures in Wonderland". O que é não gostei tanto? Por exemplo, o senhor coelho- figura que jugava ser central - surge muito poucas vezes e não me pareceu assim tão importante na história. Também o próprio encadeamento da história e a forma como vão aparecendo as outras personagens parece-me algo ilógico.  

Ia à procura, entre outras coisas, de uma brilhante (a minha preferida) citação e encontrei-a: 

"Now, here, you see, it takes all the running you can do, to keep in the same place. If you want to get somewhere else, you must run at least twice as fast as that!"- pp. 195 e 196.

Para além desta, que se reveste de particular significado para mim, outras houve que encontrei sem procurar e que me despertaram particular atenção, deixando-me a pensar: 

- "Let this be a lesson to you never to lose your temper!" - p.39

- "The more there is of mine, the less there is of yours" - p.110

- "Be what you would seem to be" - or if you'd like it put more simply - "Never imagine yourself not to be otherwise than what you were or might have been was not otherwise than what you had been would have appeared to them to be otherwise". - p.110

- "nobody can do two things at once, you know(...)" - p.237

- "I never put things into people's hands - that would never do - you must get it for yourself" - p.246

-"Then you thing nothing would remain?"  said the Red Queen. - p. 302 

- "Life, what is it but a dream?" - p.327


No fundo, creio que o Lewis Carroll faz com esta obra é criar um grande sonho, aproveitando para satirizar a sociedade da época e muitos comportamentos humanos (que ainda hoje se verificam). 


https://www.goodreads.com/review/show/6740210708

domingo, 11 de agosto de 2024

"Confia em ti" de Ralph Waldo Emerson

 




"Confia em ti" de Ralph Waldo Emerson
Ideias de Ler, 2021
80 páginas

Encontrei sem o procurar (acho que foi ele que me encontrou) e li-o numa tarde quase sem parar... Magnífico! Tem partes incrivelmente belas, genuinamente pensadas e sentidas, tal como é toda a concepção gráfica desta edição. 

Publicado pela primeira vez em 1841, este ensaio de Ralph Waldo Emerson - que me deixou com vontade de ler mais obras suas - defende e sublinha o poder da auto-confiança, da introspecção e da intuição. Há que saber conservar, no meio da multidão, a "a independência da solidão", tendo uma opinião própria, mantendo-nos fieis a nós mesmos e aquilo em que acreditamos. Isto sim é grandeza... Liberdade e felicidade. 

Grande leitura, adorei!


https://www.goodreads.com/review/show/6750010540

sexta-feira, 9 de agosto de 2024

"Uma Prece ao Mar" de Khaled Hosseini

 


"Uma Prece ao Mar" de Khaled Hosseini
Editorial Presença, 2018
48 páginas

"Uma Prece ao Mar" é um livro muito bonito. 

Diria até que parece uma pequena peça de arte porque está muitissimo bem escrito (Hosseini escreve com uma imensa sensibilidade) e as ilustrações estão também elas criadas com uma ternura sem fim. E isto para não falar na encadernação...também ela belissima! 

O único senão é que é um livro pequenissimo e fica a saber a pouco. Quando estamos entusiasmados com a fluidez da leitura e de olhos regalados, eis que chegamos ao fim...!

https://www.goodreads.com/review/show/6746289515

"Amerigo: Die Geschichte eines historischen Irrtums" de Stefan Zweig

"Amerigo: Die Geschichte eines historischen Irrtums" de Stefan Zweig
Anaconda, 2018,
128 Páginas


Foi um pequeno-grande mal-entendido que fez com que a América se chamasse América e esse nome criou-se "a partir de" Amerigo Vespucci, um navegador italiano, que dá igualmente nome ao navio-escola da Marinha Italiana (o correspondente ao nosso Sagres). Nascido em Florença e falecido em Sevilha. 

"Amerigo: Die Geschichte eines historisches Irrtums" conta esse episódio, fala das origens de Amerigo e também de como este nada fez para corrigir este mal-entendido... que nem por isso o fez enriquecer. 

O livro é interessante e o que conta também, mas não está entre os meus preferidos de Stefan Zweig. 


https://www.goodreads.com/review/show/6705949327

quinta-feira, 8 de agosto de 2024

"A Guerra a Leste: 8 Meses no Donbass" de Bruno Amaral de Carvalho



"A Guerra a Leste: 8 Meses no Donbass" de Bruno Amaral de Carvalho
Editorial Caminho, 2024
184 páginas


Bruno Amaral de Carvalho esteve durante 8 meses no Donbass, do lado russo do conflito, e conta-nos a sua experiência em "A Guerra a Leste": o que viu e o que ouviu, partilhando ainda connosco alguns depoimentos de ucranianos a viverem no leste do país. 

Para ele, a Guerra na Ucrânia começou em 2014 e não em 2022. E explica porquê... de forma bastante factual. 

O prefácio é do Major-General Carlos Branco que nos faz uma introdução muito objectiva, clara e estruturada não só a esta Guerra, como também ao livro e à experiência corajosa de Bruno Amaral de Carvalho. 

Em qualquer tema, e numa Guerra ainda mais, é necessário ouvir e observar os dois lados do conflito. Sempre. Só depois disso podemos analisar e pensar tão objectivamente quanto possível e tirar as nossas próprias conclusões. A televisão não mostra tudo e, muitas vezes, é tudo menos neutra e isenta. E o mesmo é válido para os demais meios de comunicação social. 

Recomendo!

https://www.goodreads.com/review/show/6726942809

"A Arte de Lidar com a Mudança" de Dale Carnegie


"A Arte de Lidar com a Mudança" de Dale Carnegie
ATB, 2024
247 páginas

A única certeza que, ao que consta, podemos ter nesta vida é de que a mudança é uma constante. E este livro aborda o papel e a importância da mudança, como nos adaptarmos à mesma, como a iniciarmos e sugerirmos, como gerirmos o stress que pode causar e ainda qual a melhor forma de a enquadrarmos e gerirmos em equipa se for esse o caso. 

Tal como os demais livros de Dale Carnegie, há sempre um resumo no final de cada capítulo e ao longo do próprio capítulo são vários os exemplos e casos práticos que nos são dados para compreender melhor o alcance da ideia apresentada. 

Muito útil!

https://www.goodreads.com/review/show/6661872536