sexta-feira, 28 de abril de 2023

"Die Vergessene Prinzessin" de Eva-Maria Bast



"Die Vergessene Prinzessin" de Eva-Maria Bast
Piper, 2021
397 Páginas


Alice von Battenberg, "Die Vergessene Prinzessin" (a Princesa Esquecida), é uma figura pouco conhecida, mas cuja personalidade e percurso de vida não deixam de ser interessantes. E quem é, afinal? É a mãe do Principe Philip, duque de Edinburgh e marido da falecida rainha Elizabeth II. 

Nasceu surda, mas sabia falar várias línguas porque aprendeu a ler as palavras nos lábios das pessoas. Algo que a sua mãe lhe ensinou. Era neta da rainha Victoria e casou-se com um Principe grego, Andreas. Dedicou boa parte da sua vida (senão mesmo toda), à caridade. Na Grécia, onde vivia, tinha uma escola de bordados e prestava auxilio aos feridos gregos de Guerra como enfermeira. 

Neste segundo livro que li escrito por Eva-Maria Bast, que além de fazer um excelente trabalho de investigação, escreve muitissimo bem, ficamos a conhecer o percurso de vida da Princesa Alice e um pouco mais sobre a história da familia do Principe Philip. Bast foca-se essencialmente no período que medeia o casamento dos pais de Philip e a obrigatoridade de Alice e Andreas (acusado injustamente de traição ao seu país) deixarem a Grécia juntamente com os filhos, auxiliados por um adido britânico, durante os anos 20. 

No decorrer da leitura são várias as referências à constante rivalidade e conflitualidade greco-turca e a vontade constante de Alice ajudar as pessoas. Fosse em contexto de guerra ou num contexto mais familiar, em jeito de protecção. 


https://www.goodreads.com/review/show/5446336833