quarta-feira, 6 de setembro de 2017

Nos Passos de Santo António, de Gonçalo Cadilhe


"Nos Passos de Santo António. Uma Viagem Medieval" de Gonçalo Cadilhe
Clube do Autor, 2016
188 Páginas 




É o segundo livro que leio escrito por Gonçalo Cadilhe (o primeiro foi "No Principio estava o Mar") e voltei a gostar do estilo do autor. Cadilhe tem feito da arte de viajar e da escrita de viagens a sua vida, sendo que, em "Nos Passos de Santo António", o centro da história é a vida de Santo António, um santo da idade média, desde o seu nascimento em Lisboa, passando por Coimbra, onde estudou, abordando a sua viagem pelo norte de África e a sua chegada a Pádua, onde morreria entre os trinta e muitos e os quarenta anos. 

Cadilhe percorre o caminho de Santo António, omitindo algumas cidades por questões de economia temporal, até à sua chegada a Pádua, uma cidade rica. E durante o trajecto vamos aprendendo aspectos muito interessantes acerca deste santo, de Portugal Medieval, das gentes e dos costumes locais, investigados previamente por Cadilhe e, em alguns casos, conhecidos no contacto deste com as gentes locais no decorrer da viagem.  

No meu caso em particular aquilo que fez querer este livro não foi propriamente uma motivação de origem religiosa, mas sim uma razão de origem cultural. O dia 13 de Junho, feriado em Lisboa, uma festa popular dedicada a Santo António, enche as ruas dos bairros históricos da cidade de gente que come sardinhas e dança nas ruas numa imensa alegria. Come e bebe, note-se. Há música (popular) até às tantas. E ele até tem aqui a fama de santo casamenteiro, aspecto que, por exemplo, não encontrei sequer referido no livro, mas cuja razão/origem gostava de conhecer... Adoro a véspera desse dia, apesar de toda a confusão (que quando excessiva, como tem sido nos últimos anos, lhe retira muito da magia). Lisboa pára para essa festa, Lisboa sai à rua e dança e pula... E isso é muito bonito de se ver. 

Regressando uma vez mais ao livro, gostei do que li. Demorei a ler porque tenho andado mais cansada do que o costume e, talvez, porque esteja a precisar de leituras que me entusiasmem mais. Isto não é uma crítica desfavorável a este livro. Há livros cuja leitura se faz melhor numa altura do que noutra, sendo que tal não lhes tira o valor. Muito provavelmente estou a precisar, neste momento, de algo diferente. No entanto, isto foi só um à parte! 

De assinalar de forma muito positiva é o facto do livro dispôr de mapas, antes dos capítulos, o que facilita a leitura, ainda para mais, tratando-se de um livro de viagens a lugares onde muitos de nós ainda nem sequer estiveram. E têm dois conjuntos de páginas cheias de fotografias dos locais por onde o autor passou, seguindo os passos de Santo António, bem como uma cronologia que coloca, lado a lado, em comparação a evolução da história da vida de Santo António com a história da Europa. O livro é interessante, especialmente para os curiosos/admiradores deste Santo de Lisboa (e não de Pádua, como se diz, por ele aí ter morrido). 

https://www.goodreads.com/review/show/2089702410